.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Marmita Phyna


No mês passado a chef Rita Lobo escreveu sua coluna da revista Lola sobre esse assunto. Eu, como fã da Rita, fã da Lola e mais fã ainda de uma marmitinha chic, amei. E resolvi aproveitar a deixa (eu sei, eu sei, meio atrasada, mas tive uma mudança no meio do caminho, lembra?) para falar a respeito. Aqui na redação, as meninas adoram trazer comida de casa, por diversos motivos: é mais barato, é mais saudável (e muitas vezes mais light) e traz uma sensação de conforto que nenhum prato de nenhum restaurante traz. Na hora de comer, ficamos trocando receitinhas, dando pitaco no prato umas das outras, provando as novidades, é uma delícia. Me sinto uma Amélia moderna nessas horas, mas a verdade é que fica muito mais fácil controlar o que vai à boca se é você quem monta seu tupperware todos os dias, com quantidade limitada (e quantidade de gordura idem) e sem direito a bis. O fato é que recentemente nosso microondas estragou e, acostumada com as delícias de uma marmitinha, me obriguei a explorar cada canto recôndito da minha criatividade (dramático, não?) para pensar em pratos frios que sustentem.Acho que está dando certo, afinal já faz cinco semanas que o ritual se repete: pensa, pensa, pensa, procura receita, faz compras e cria. Entre todas que criei, existe um top 5, que pretendo repetir muitas e muitas vezes. Nessas cinco receitas, alguns pontos em comum: são baratas, fáceis, muitas vezes rápidas, são nutritivas e matam a fome e, claro, causam aquela sensação de conforto que só comida caseira pode dar. Ou você acha que comida caseira se resume a arroz e feijão?


1: grão de bico e salmão desfiado. O princípio é fácil: abra uma embalagem de grão de bico cozido (eu compro Vapza), lave bem, tire as cascas e reserve. À parte, coloque em um grande quadrado de papel alumínio uma posta de salmão. Sobre ela, pimenta do reino, sal, ervas (adoro sálvia e alecrim, mas vale até manjericão) e um fio de azeite de oliva. Feche o papel alumínio sobre o peixe como se fosse um envelope, coloque em uma forma e leve por 20 minutos ao forno pré-aquecido. Retire do forno (mesmo que esteja quase cru por dentro), desfie e misture no grão de bico. Para completar, pimenta de cheiro, salsinha e cebolinha picadas, tomate cereja, azeitonas e picles (eu curto pimenta biquinho e pepinos Hemmer).

2: quinoa e frango. Corte em cubos um peito de frango, coloque sal e pimenta (do reino ou de cheiro) e doure no óleo de milho. À parte, cozinhe na pressão a quinoa durante 20 minutos (ou durante 50 na panela normal), escorra e misture ao frango. Misture tudo com ervas picadinhas, cebola e o que mais preferir.

3: salada de folhas verdes com queijo de cabra e figo. Corte o figo (com casca mesmo) em quatro e coloque na frigideira com azeite de oliva quente por dois minutos. Ele soltará um perfume pela casa toda e fará quase uma calda. Retire o figo e aproveite a frigideira para derramar vinagre balsâmico (acetto é vinagre em italiano, gente! Não falem azeite balsâmico porque não existe). Espere 5 minutos e acrescente uma colherinha de mel. Misture ao figo, ao queijo picado em cubos e às folhas pré-lavadas.

4: cuscuz marroquino. Compre um pacote de grãos para cuscuz marroquino (vale à pena, rende muito!). Coloque em um prato fundo e cubra com um dedo de sobra de água fervente. Coloque nesse mesmo prato um punhado de uvas passas brancas e outro punhado das pretas. Tampe completamente com um prato. Enquanto isso, pique dois pimentões (um de cada cor) em pedacinhos pequenos e um rabanete em rodelas. Depois de cinco minutos, escorra o cuscuz e as passas (eu uso uma peneira grande) e misture com os pimentões. Tempere com sal, canela em pó e páprica picante. Sirva acompanhado de quibe (o assado fica perfeito frio).

5: lombo assado com farofa e salada. Deixe por 12 horas (na geladeira e com tampa, por favor) o lombo marinando em limão, vinho branco, mostarda, alho, tomilho, alecrim e sálvia, além de sal e pimenta. Leve para assar em forno pré-aquecido por cerca de 2h30, virando de lado de meia em meia hora. Faça uma salada gostosa e sirva com farofa pronta. Se estiver inspirado, uma geléia de pimenta e pêssegos em calda transformam esse simples prato em um banquete. Perfeito para ser consumido frio.
Não tem desculpa pra apelar pro sanduíche e nem pra comida chinesa, né?

6 comentários:

  1. O MICRO DA NATI QUEBROU????? NAÃÃÃÃÃOOOOO....vou aí pedir outro pro nosso querido dalmásio...hahahahha...bjo Pri e boas receitas.

    ResponderExcluir
  2. marmiteiros do mundo, uni-vos! mostra seu post no twitter pra panelinha, ela vai divulgar! beijos Ju

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post! Muito Amélia Moderna!! E que criatividade nas receitas e combinações, aposto que se o micro-ondas ainda estivesse funcionando, não teriam surgido tão boas ideias!

    ResponderExcluir
  4. Nat, esqueci de falar que devo a receita de grão de bico ao dedé...rs Juju, boa ideia, vou tentar. Fer, vem pra cá que faço todas pra vc! :-)

    ResponderExcluir
  5. Amiga, eu faço bastante salada daquele macarrão Risoni, da Barilla com cogumelos fatiados, fica uma delícia! Compre shitake, shimeji e cogumelo Paris, fatie e deixe marinando um pouco numa mistura de tomilho, azeite e limão. Depois, grelhe na frigideira um pouco de cebola e alho e acrescente os cogumelos. Depois de frio, misture no risoni e fica ótimo.. dá para colocar mais tomilho depois de pronto, uns cubinhos de queijo...
    uma delícia!

    ResponderExcluir
  6. Afe Maria... Só porque eu gosto... DE COMER!
    Um luxo a de figo com queijo de cabra!

    Ah! A KK me contou uma nova (que não é nem rápida, nem barata, mas é luxo idem): pega um camembert inteiro, injeta vinho branco até estufar e asse em grelha ou forno quente... Com um pãozinho... Aleluia!

    Beijos, cunhadinha...

    ResponderExcluir

Comente aqui.