.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Cascais: charme pitoresco a menos de 27 km de Lisboa

 A fachada do hotel Casa Pérgola, em Cascais 

No luxuoso Farol Hotel ou no lindo-charmoso-super-recomendo Casa Pérgola, é uma das cidades mais charmosas de Portugal. Para ficar na praia – a mais famosa é a do Guincho – você precisa ser resistente à água gelada, mas compensa: o mar e a areia são limpíssimos e vale passar por ali, nem que seja para molhar os pés na água.
O centro da vila, nos arredores do Largo 5 de Outubro, é um misto de um calçadão repleto de bares e restaurantes com mesas na rua e de ruelas íngremes com lojas de roupas e artesanato. Mas a cidade, embora pequena, tem até shopping center, onde você pode comprar um bom queijo português, um pão (poucos lugares no mundo têm pães tão bons quanto os portugueses) e um vinho e apreciar no quarto.


 A sala onde é servido o vinho do Porto e um dos quartos da Casa Pérgola

O hotel que comentei ali em cima é o bed and breakfast que você vê nestas fotos é uma casa do final do século XIX, de arquitetura mediterrânea e com o jardim mais incrível do mundo. Cada quarto é decorado de uma maneira, com uma cor predominante, aquelas camas antigas de ferro ou madeira nobre e a experiência mais bacana: um sótão com lareira (se estiver frio eles acendem) onde você pode se servir à vontade todas as tardes de vinho do Porto e ficar lá, folheando uma revista, vendo o pôr-do-sol... e por uma diária de cerca de 135 euros (!).
Para fazer uma refeição especial nos arredores, vá até o restaurante do hotel Fortaleza do Guincho. Fica a uns 13 minutos de carro. Estive lá há cerca de três anos e lembro de ter ficado impressionada com a beleza da vista – o mar, claro –, com a imponência do hotel, que era uma fortaleza e tem um pátio que lembra as 1.001 noites e com o restaurante. Chic, com as cadeiras mais lindas que já vi: em veludo azul com uma delicada padronagem de flores. E lembro de ter gostado do foie gras – algo que, confesso, está longe de ser meu prato preferido – e agora, buscando no site, achei a descrição: “Foie gras de pato, maçã salteada e chutney de gengibre, pérolas de hibiscus e creme de amêndoas”. Impossível não ser gostoso. O cherne com toucinho caseiro, uma combinação a meu ver bem inusitada, também deixou uma boa lembrança. Não é à toa que Cascais era onde ficava uma das casas de veraneio da Corte Portuguesa, né?


O interior do restaurante e o hotel Fortaleza do Guincho


Ah, e se puder, estique até Sintra, tema do próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.