.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

O que fazer em Sintra


O spa do hotel Penha Longa com a capela ao fundo e a vista aérea com os campos de golfe

Sintra é sinônimo de travesseiros com ginjinha. Não entendeu nada? Trata-se de uma massa folhada com amêndoas e raspas de laranja, acompanhada do licor de uma cerejinha chamada ginja. Pertinho de Cascais e a cerca de meia hora de Lisboa (de carro), Sintra vale a visita. Além do conhecido Palácio da Pena – o mais legal de todos os castelos portugueses, com uma arquitetura inusitada e ambientes intactos, inclusive a cozinha, com todas as louças e cobres a que se tem direito. Parece até que a Rainha D. Amélia acabou de preparar o jantar – existem muitas outras atrações.

O passeio até o Cabo da Roca, ponto mais ocidental da Europa, traz uma bela vista para o Oceano Atlântico e um vento gelado (vá preparado!). No Palácio de Queluz a principal atração é o jardim dos fundos. Não deixe de conhecer mesmo que esteja “cansado de tanto castelo”. Nas ruas tortuosas do centro da cidade você pode comprar lembranças, como lençóis e toalhas na Casa Branca e (lindos) azulejos pintados à mão na A Zé.  Ah, e para comprar comidinhas que tanto amamos, aos segundos e quartos domingos de cada mês acontece a Feira de Sintra, no Largo D. Fernando II.
Não faltam hotéis incríveis na cidade e, para quem gosta de golfe, campos, pois Sintra é uma espécie de meca regional para a prática do esporte. Eu estive no Penha Longa Hotel, Spa & Golf Resort e, sério, vale muito à pena. Fica dentro de um parque nacional com mais de dois milhões de metros quadrados, com 194 quartos, um spa sensacional, campo de golfe com 27 buracos, academia com vista para a piscina, outra piscina coberta, é possível andar a cavalo e ter aulas de tênis. Eles são especializados em realizar casamentos, em um salão de pé direito alto e, que eu me lembre, têm até uma capelinha, super-romântico, deu até vontade de casar de novo (com o mesmo marido, claro). :-)

Agora, de tudo o que Sintra oferece, minha experiência mais marcante foi o restaurante Arola, dentro justamente do Penha Longa Hotel. Já tinha ido ao restaurante do chef espanhol Sergi Arola aqui no Brasil e fiquei sem entender porque ele é “tudo isso”, mas lá entendi. O ambiente é moderno, aberto, iluminado, com terraço e ambientes que podem ser divididos de acordo com o seu gosto, com espécies de cortinas modernas (o designer me mata se desconfia que descrevi desse jeito hehehe) e tem DJ de quarta a domingo, ou seja, o esquema vira balada mais tarde. E o ritual das tapas espanholas, que eu já amo, ganhou outra dimensão. É você quem faz seu próprio pão com tomate: o pão vem quentinho à mesa e o tomate, maduro. Você esfrega um no outro e pronto! Simples e maravilhoso. Mas isso é só para abrir o apetite, claro. Comemos peixes, “porco preto”, que nada mais é do que o porco pata negra espanhol, folhas frescas e, claro, aspargos, tortillas e delicadas batatas bravas. Nada óbvio, tudo delicioso.


O restaurante Arola dentro do hotel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.