.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Mac & Cheese


Outra materinha do baú. Essa foi publicada no ano passado na revista GQ e é sobre uísques escoceses e queijos: como harmonizar.

“A combinação boa é a que você gosta, então se não aprovar minha sugestão, tente outras”, diz Alex Welstand, uísque sommelier do hotel Pullman St Pancras, em Londres, que tem em sua adega 104 rótulos diferentes da bebida. Ele sugeriu harmonizações feitas com o destilado e diferentes queijos europeus.

Mortlach 15 Year Old + golden cross ash
Por quê? O Mortlach passa um período em barris que previamente envelheceram o vinho fortificado jerez, então tem notas de caramelo, que combinam muito bem com as terrosas do queijo inglês, que é defumado e curado, feito com leite de cabra.

The Laddie Sixteen Year Old + manchego
Por quê? A bebida é mais adocicada e vai bem com o queijo espanhol feito de leite de ovelha de raça Manchega, mais complexo, picante e cremoso.

Glenmorangie Nectar d'Or + brie
Por quê? Além dos 10 anos em barris de Bourbon, ele é maturado por mais dois anos em barris de vinho Sauterne. Com suas notas de gengibre, amêndoas tostadas e mel, ele harmoniza perfeitamente com sobremesas e com o francês brie.

The Balvenie Doublewood + barkham blue
Por quê? Para começar, Alex Welstand diz que esse é o melhor uísque para quem quer adentrar o universo do destilado. Ele é envelhecido em barril de Bourbon – que traz o defumado – e depois, de jerez, o que torna seu sabor mais adocicado. O queijo inglês é quase amanteigado, derrete fácil na boca e, como todo queijo azul, é forte. A vantagem da harmonização é que aqui, o queijo não anula o uísque, que fica prolongado na boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.