.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Cerveja+queijo: como harmonizar. Ou simplesmente: garanta seu fim de semana


Este fim de semana dei uma passadinha habitual na Vila Madalena e eis que percebo um buxixo numa região relativamente tranquila do bairro, ali, perto dos Doces de Laura, no começo da Aspicuelta. Não tinha vaga para estacionar, tinha uma barraquinha para fora da Queijaria, que também estava lotada... Só pode ser coisa boa, pensei na hora. E era. Tratava-se da primeira edição do "Fermentando a Queijaria", uma feira gastronômica bem diferente. As barracas não tinham nada além de queijos e cervejas, tudo artesanal e nacional, claro. Aliás, tinha um food truck d'A Padeira, que também parecia demais, com pães de vinho, inhame e de cerveja, claro. Mas voltando...
As "barraquinhas" eram separadas não por produtor ou entre comes e bebes, mas por famílias de sabores. Na "refrescante", por exemplo, tinha Paulistânia Lager, Sumeria Witbier Cambuça Blanche e Colorado Weiss Appia para beber. Acompanhando, os queijos Marajó, Santoninho, Primonato e Coalho. Já na "Levemente Amargas", a ideia era harmonizar uma Jupiter APA American com Chumbinho, uma Crazy Rocker Fox Lady com provola e assim por diante.
As cervejas amargas Serra de 3 Pontas Hop Lover Imperial APA e Noturna Green Dream American IPA casavam perfeitamente com os queijos Giramundo, Simental, Catauá e o incomparável (já estou babando aqui no teclado) Canastra Zé Mario. E, last but not least, os queijos aromáticos Flor de Mandacaru, Nova Era e Casa Branca pareciam implorar por um gole gelado da Wals Trippel ou da Bamberg Rauchbier.
Fim de semana chegando, e você estava aí, sem inspiração de como apreciá-lo? A feira acabou, mas #ficaadica e corre até a Queijaria para fazer essa orgia gastronômica em casa mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.