.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

20 motivos para conhecer o Rio de Janeiro

Para compreender o que sempre falaram Vinicius de Moraes e Tom Jobim.

Para se sentir um dia numa novela do Manoel Carlos (quando estiver no Leblon, claro) e outro dia numa música da Fernanda Abreu (no centro da cidade, em um dia útil).

Para concordar com todo mundo que diz que o Rio de Janeiro é lindo, a cidade é maravilhosa e não existe vista como a do Arpoador.

Para comer biscoitos globo e tomar matiiiiii gelado (traduzindo para o curitibanês, matE) com os pés na areia.

Para aprender que a vida pode, sim, ser mais leve. É possível sair do mar com os cabelos molhados e os pés acomodados em rasteirinhas, com maquiagem zero, e ir direto para um restaurante bacana ou, com um pouco de sorte, até para o trabalho.

Para se tornar mais saudável, afinal, caminhar pelo calçadão, jogar frescobol ou futevôlei e até caminhar com o cão completando o programa com uma água de coco se mostram atividades sem as quais você não consegue mais viver.

Para ter mais contato com a natureza. Tem cheiro melhor do que o de mar?

Para sambar. Por favor, não faça a besteira de ir pro Rio e não curtir o ensaio de uma escola de samba! A energia é de arrepiar e te desafio a ficar parado, sem mexer nem um dedinho. Eu fui na Salgueiro e já virei “salgueiro-desde-criancinha”.

Para apreciar os morros inteiramente iluminados. Deixe o pronto discurso-social-intelectual de lado e apenas suspire diante das luzes que salpicam aquela beleza natural.

Para – pelo menos no meu caso – ver que é possível usar uma moda mais feminina sem ficar parecendo uma Barbie.

Para descobrir de onde vêm as tendências do verão: cor de esmalte, trança de lado (usado pela vice-primeira-dama na posse de Temer, aliás), apenas um gloss nos lábios, brincos de argola, macaquinho...

Para babar e tentar frear seus impulsos consumistas diante dos biquínis da Bumbum Ipanema, das estampas da Farm, das bijus e dos acessórios da feira hippie de Ipanema, do casual chic da Osklen... eu sei, eu sei, você acha quase tudo isso em vários lugares do Brasil, mas o cenário faz tudo fazer mais sentido.

Para cansar de tomar banho de mar, água de coco no calçadão, chopp nos botecos e muitos sorvetes na Mil Frutas.

Para viver uma vida mais leve.

Para comprar sapatos – principalmente sandálias – mais baratos.

Para comer umas tapas no bar Venga! do Leblon.

Para apreciar a natureza do Jardim Botânico.

Para sentar onde Vinicius se sentou (pelo menos a gente prefere imaginar assim, né? Hehehe) para compor Garota de Ipanema.

Para dar uma volta (a pé ou de bicicleta) na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Por fim, porque só lá você entende de verdade a visão que o Brasil tem lá fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.