.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Minina di Minas





Sabe aquele clima “senta aqui, vamos conversar? Pegue um cafezinho e um pão de queijo”? Pois é exatamente o que você vai encontrar na loja foférrima e com acessórios ainda mais foférrimos de fachada pink com a escrita em neón Minina di Minas. O interior de ar retrô e a supersimpática Graciela Starling realmente farão com que você se sinta em casa. Uma casa super estilosa, com pegada meio barroca e sem medo de abusar dos acessórios, vale dizer. Sentar para bater um papo com ela pode facilmente fazer com que você estoure seu tempo, e também seu orçamento. Afinal, existe algo mais irresistível do que um artesanato bem desenhado, que resulta em peças únicas, pra lá de charmosas e femininas? Não, né. Sóporqueeugosto adora! E aproveitou para conversar com essa mineirinha numa manhã de setembro. Confira:

Desde quando você gosta de moda?
Eu sou de Itajubá, Minnnns. [desculpem, mas reportar o sotaque aqui foi inevitável...hehehe] Desde criança sou louca por acessórios, principalmente chapéus. Minha mãe conta que aos 6 anos de idade eu só usava os vestidos que tinham chapéus combinando, então em todas as minhas fotos de infância, eu estava com um chapeuzinho. Isso foi crescendo comigo, é claro, e com o passar do tempo, comecei a produzir algumas peças para consumo próprio. Com isso, percebi que minhas amigas sempre comentavam meu estilo e meus acessórios e resolvi, então, começar a vender.

Foi quando você resolveu largar a Publicidade?
Isso. Sou formada em Publicidade e cheguei a trabalhar na área por dois anos e meio. Quando me formei, já estava trabalhando, mas concluí que realmente aquela área não era para mim. Peguei, então, toda a minha poupança que tinha sido depositada pelo meu padrinho, e ela não passava de R$500! Fui atrás, então, de peças para revender para complementar meus brincos de acetato, assim fazia mais volume. Em seguida, passei a comercializar em feiras.

Como você se profissionalizou?
Fui estudar, né? Fiz cursos de modelagem, corte e costura... Isso ampliou meus horizontes e passei a produzir bolsas, enfeites para os cabelos e minha linha não parou mais de crescer.

E você nunca mais deixou esse universo?
Nunca mais. Um dos eventos mais importantes que eu vivenciei nesse sentido foi o convite que recebi para o Mercado Mundo Mix de Lisboa, em 2008. Levei duas malas com peças para vender e vendi tudo! Aproveitei que estava por lá e fiz uma viagem pela Europa, que terminou em Barcelona, onde fiz um curso de design de acessórios (no IED). Voltando para o Brasil, aprimorei as técnicas e os materiais utilizados e já estava pronta pra ter uma boutique para chamar de minha. (risos)

Quando nasceu, efetivamente, a Minina di Minas?
Em 26 de julho de 2009. Aqui, 95% do que eu vendo é produção minha. Eu construí o conceito da marca, sou eu que desenho as peças e faço questão que toda a produção (exceto a das bolsas de couro) seja feita em MG. Acho que até a energia que vem de lá é especial.

Qual é o conceito da marca?
Ela prega o resgate. Eu tenho a sensação de que quanto mais o mundo perde suas fronteiras graças, principalmente, à internet, mais as pessoas voltam a procurar suas origens. E é isso que eu busco com a minha marca. Todas as minhas peças são inspiradas no barroco mineiro, um misto de romantismo e sensualidade. Para mim, acessório não se enquadra no universo da moda, mas no do estilo, pois é atemporal. Por isso eu não crio coleções de inverno e verão. Mas em compensação, estou sempre em produção e chegam peças novas à loja a cada 15 dias. Outro elemento importante é que crio no máximo três exemplares de cada peça.
Quais são seus projetos mais imediatos?
Tenho dois prioritários: o primeiro é criar, em parceria com o Sebrae-MG, uma cooperativa de mulheres que possam aprender sobre o artesanato que vendo aqui e participar de todo o processo. O segundo é desenvolver uma linha de acessórios para noivas. Esse está a todo vapor! Para você ter ideia, até o fim de setembro chegarão à loja oito peças conceituais para esse público.

Eu sei, eu sei, você amou, né? E agora?
Vá até lá! Rua Desembargador do Vale, 212, em Perdizes, São Paulo. O telefone da Minina di Minas é: (11) 2769-6930
Alguns dos acessórios
Um prenúncio da nova linha para noivas
O interior charmoso da boutique

5 comentários:

  1. Amigaaaa, que saudades de você e do Mika... vocês fazem muita falta na nossa vida, sabia?
    Como vai o bolota, lido? posta uma foto dele!!!
    beijão,
    Má e Gui

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Pri, a loja deve ser maravilhosa! Pena que é tão longe!!! hehe... Bjo!

    ResponderExcluir
  3. O talento criativo da Grá é realmente indiscutível! Adoro!
    Amei o seu blog também...
    bjos
    Luiza

    ResponderExcluir
  4. Eu sou suspeita sou suuuuuper fã da Gra, uso suas criações e faço a maior propaganda!!! Sucesso pra vocês, moças!

    beijos,
    Sa

    ResponderExcluir
  5. ola tudo bem nossa que legal, parabens pelo sucesso, que dure por muito tempo, eu te conheci no bras a uns tres anos atras, vc tinha um,a palio weekend vermelha, nos nos conhecemos na dimasol . eu trabalha la na ocasiao ,,, mas beleza sucesso beijo ,,,,,

    ResponderExcluir

Comente aqui.