.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Os 10 mandamentos do casamento





Você deve estar pensando: quem é você, sua fedelha, com apenas 3 anos de casada, para me dar conselhos sobre casamento? Mas eu respondo: sou uma mulher da mesma geração que você (você, pessoa que está me lendo agora), que passou por todos as dores e delícias de um início de casamento em pleno século XXI. Para a história não assumir um tom professoral e nem parecer algo sério, afinal, não existe manual para nenhum tipo de relacionamento (Gente, vocês não levaram a sério o título, levaram?), resolvi criar alguns mandamentos para minhas amigas e primas que acabaram de casar, estão casando ou em vias de. Vamos lá, então.
1 – Não te estressarás com pequenas manias do seu amado. Sim, porque você acha que o fato de ele jogar toalha molhada na cama ou não abaixar a tampa da privada pode ser tão grave a ponto de tirar seu sono ou provocar discussões diárias.
2 – Lembrarás do que sentiu no dia do casamento todos os dias. Sabe que escrever os votos antes de casar é útil para isso? Mas se você não escreveu, vale reler as cartas dos tempos de namoro e recordar de todos os motivos que levam você a amar essa pessoa.
3 – Não esperarás que o outro mude após entrar na porta da igreja (ou do cartório, ou do clube, ou do próprio apartamento com a chave em mãos). Ninguém muda, nin-guém! Se você casa esperando que ele seja mais atencioso ou que seu ciúme vai diminuir porque vocês dividirão o mesmo teto, esqueça. Fuja enquanto há tempo!
4 – Alimentarás o amor diariamente. Escrevendo bilhetinhos surpresa, mandando flores sem data marcada, mandando um SMS, um twitter, um e-mail só para lembrar como essa pessoa te faz feliz.
5 – Serás uma pessoa melhor. Se seu relacionamento te faz sofrer, te põe pra baixo, alimenta seu estoque de auto-críticas, te tira o sono (no mau sentido), te faz evitar sua família e se distanciar dos seus amigos, desencana. Esse relacionamento já está no Titanic e para afundar, é um passo.
6 – Pensarás a respeito do relacionamento. É fundamental não continuar com alguém por simples comodismo, porque não quer ficar solteira, porque já conhece o gosto da pessoa ou por qualquer outro motivo que não seja puro amor. Por menos do que isso, não vale à pena.
7 – Não te acomodarás. É quase uma continuação do mandamento anterior, mas vai mais além. O ministério da saúde dos casamentos adverte: não cuidar da pele, dos cabelos, da barriguinha, do hálito e da roupa colocam pra correr qualquer marido/esposa.
8 – Dividirás os armários igualmente. Tá, confesso, sou uma péssima esposa e não sigo esse mandamento, mas respeito os outros nove, vai? Além disso, respeito o espaço do meu marido, mesmo que não respeite o espaço das roupas (e dos sapatos, óbvio) dele. J
9 – Compartilharás as duras tarefas do lar. Se você não tem a sorte de possuir faxineira, cozinheira, lavadeira, passadeira, empregada doméstica, encanador, eletricista e governante durante 24 horas por dia e sete dias da semana, conforme-se: mais cedo ou mais tarde vai se deparar com afazeres domésticos e se não tiver com quem dividir, acredite, será muito mais duro. Para ambos.
10 – Compreenderás e respeitarás o cansaço e a TPM alheias. Gente, acho que só “compreenderás e respeitarás” já pode resumir tudo. Quando nenhum dos mandamentos, dicas, truques, livros de auto-ajuda e conselhos derem certo, apele para esse. Ele sempre funciona. Na dúvida, vá tomar um banho, esfrie a cabeça, e coloque, sempre todos os pingos nos is. Resolva tudo antes de ir para a cama. Essa eu aprendi com meus pais: é melhor ter várias pequenas discussões ao longo da vida, resolvendo tintim por tintim tudo o que te incomoda do que ter uma única e derradeira briga. Em resumo, eu diria que dormir brigados nunca dá certo. E esse mandamento eu respeito com todas as minhas forças, pois é o mais importante de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.