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sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A Vida portuguesa





Entrar na butique A vida portuguesa é voltar no tempo. “Acreditamos que objetos são capazes de contar extraordinárias e reveladoras histórias. Sobre um povo e os seus gostos peculiares, sobre uma sociedade e o seu contexto, sobre uma história que é afinal uma identidade comum. E, porque conhecemos – como não? – o infinito poder da saudade, outorgamos também aos objetos esse condão mágico de, como uma certa madalena, acordar sensações e lembranças em cada um de nós. Revelar-nos, portanto. A Vida Portuguesa nasceu com a vontade de inventariar as marcas sobreviventes ao tempo, a intenção de revalorizar a qualidade da produção portuguesa manufaturada e o desejo de revelar Portugal de forma surpreendente”.
Não é linda essa descrição? Tirada ipsis literis do site dessa charmosa e nostálgica lojinha do Chiado, em Lisboa, ela define bem o espírito da butique que vende objetos com design que já tinha entrado em extinção.
A ideia genial partiu da jornalista lisboeta Catarina Portas, 41 anos. “Comecei a fazer pesquisas para um livro sobre a vida quotidiana em Portugal no século XX. E quando comecei a investigar marcas, fábricas e produtos antigos portugueses, percebi a quantidade de produtos que existiam ainda com embalagens originais (dos anos 20, 30, 40, 50, 60) mas também a rapidez com que estavam desaparecendo. Pareceu-me que esse design histórico do quotidiano, tão ingênuo e divertido, poderia ser uma vantagem no contexto atual, onde o design está tão valorizado”, explicou com exclusividade ao Só Porque Eu Gosto.
Ela conta que a loja oferece mais de 4.000 artigos diferentes, todos de criação portuguesa, a grande maioria vinda de manufaturas (abaixo a massificação!) e 100% deles vêm em sua embalagem original. Vintage é chic! “São produtos que lembram o quotidiano de uma época e revelam a alma do país”, resume Catarina. Entre tanta variedade – que inclui detergentes, cera, sabonetes, produtos alimentares, enfeites e bijuterias – ela destaca os brinquedos de madeira coloridos, que adorava ganhar de presente na infância, e as andorinhas, ícones que o povo português adotou para decorar fachadas, varandas e interiores em todo o país e que Catarina escolheu como símbolo de sua charmosa lojinha, que funciona em uma construção de 1905 e tem uma decoração pra lá de especial. Confira nas fotos!



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