.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A crise dos 30




Abre parênteses: semana completamente insana. Não acredito que essa é a primeira vez nos últimos 6 dias que consigo postar! Fecha parênteses.
Semana passada, enquanto fazia minha esteira (porque preciso ficar magra, estar magra, ser magra, viver magra etc etc) no prédio em que moro (porque devo economizar, não posso gastar, "e a poupança? a casa própria?", "pra que gastar em academia se tem uma no prédio?" etc etc), estava assistindo ao canal GNT (porque preciso estar sempre informada, afinal, mais do que uma mulher contemporânea, sou jornalista. Mas tudo bem, vai, essa é minha parte preferida) e de repente vem um comercial falando sobre o programa Happy Hour, apresentado pela fantástica ex-VJ Astrid. O tema do dia? A crise dos 30!
A menos de dois meses de chegar na fatídica idade, foi impossível passar imune pela chamada narrada pela apresentadora: Elas querem tudo: casamento perfeito, filhos, dar a volta ao mundo, ter um emprego (e uma remuneração) dos sonhos, de preferência em um cargo alto, comprar um carro, uma casa e um cachorro...
ok, ok, Astrid. Passou perto.
Mas eu acrescentaria: estar magra, sem celulite, com mãos e pés sempre feitos, cabelos harmoniosamente tingidos (sim, tenho muuuitos cabelos brancos, desde os 26 anos quando, por ironia, decidi parar de tingir um pouco e curtir meu cabelo ao natural, veja só) e espertamente cortados (alguém aí tem tempo de fazer escova/chapinha todos os dias? Porque eu não tenho). Ah, acrescentaria que aos 30 a gente quer mais do que uma casa: quer uma casa super decorada, confortável, que seja a nossa cara e, de preferência venha junto com uma moça super educada e prestativa que nos ajuda a limpá-la diariamente. Também colocaria na lista que nosso carro, aos 30 anos, deve estar a caminho do nosso sonho de consumo sobre 4 rodas, e de preferência que consuma pouco combustível e não nos faça perder a respiração na hora de renovar o seguro (ou pagar o IPVA). Ah, não basta estar solteira, curtindo a vida: a gente quer casar/namorar/morar junto. E feliz. E completa. E amada e com um marido fiel, lindo, cheiroso, companheiro e que nos proporcione uma vida de romance. Saca o estilo flores toda semana e restaurante bacana uma vez por mês? É por aí. E a família, hein? Pais felizes, saudáveis e encaminhados para uma vida confortável são nosso pedido básico ao papai do céu. Obviamente não podemos deixar de lado nossa carreira. Aos 30, é importante estar ao menos fazendo o que se gosta. E com belas perspectivas de aumento/promoção/mudança para melhor. É, acho que consegui fazer uma listinha bááááásica de alguns elementos que as mulheres consideram fundamentais ao chegar aos 30. Conhecer o mundo é um plus. Ter filhos gêmeos em breve (um menino e uma menina, please!) é bônus. Ter tempo para curtir toda essa vida perfeita é o paraíso.
Ah, e por favor, marido, não me venha com: amor, você quer ler o livro do Balzac??? Não, não quero, pô! Eu tô em crise total, confessa e assumida. E alguém duvida que tenho razões para isso?
PS: se você tem 25, 26 ou 27 anos, você não perde por esperar. A crise chega. Sempre. Se você tem 40, 50 anos e não passou por ela é porque não vivia no mundo que vivemos hoje. E que atire a primeira pedra quem não ficou minimamente balançada com essa idade tão redondinha.

6 comentários:

  1. Oi Priscila.
    primeiro quero dizer que adoro a forma como você escreve. me divirto com seus textos.
    e quanto a crise dos 30 é isso mesmo. normal. mas posso te garantir, que agora no auge dos meus 34 (e até mesmo bem antes disso) eu me sinto mais do que realizada. é sensacional ter entrado na casa dos 30.
    passa a crise em poucos dias após comermos a fatia do bolo comemorativo. percebemos o quanto estamos maduras, mais felizes e que podemos tudo!!
    mas enquanto você não apagar as velinhas, curta a crise. faz parte da vida. e passar por isso faz parte do amadurecimento para ser mais feliz com a nova idade!
    beijos e seja feliz.
    Giovana

    ResponderExcluir
  2. Oi Pri que saudades de vc!
    Adorei o seu texto, e eu nos altos dos meus 32 anos digo, fazer 30 anos foi o pior aniversário da minha vida e olha que essa crise já vinha quando fiz 20 anos e falava: " ai meu deus, falta 10 anos para 30".. que doida.
    Agora passado dois anos dos 30, eu digo com toda a convicção como é bom fazer trinta anos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. bom...vc acompanhou minha crise dos 30...e no momento não penso mais nesses ideiais aí, pq aí entraria em crise de novo...rsrs

    ResponderExcluir
  4. Pris, a crise dos trinta não é nada. Espere até entrar nos "enta": quarenta; cincoenta; sessenta, ...
    hahahahahahahaha
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Concordo em gênero, número e grau!!!!!!!!!!! A minha crise dos 30 está completamente instalada há um ano (tenho 27). Mas ok, sempre fui precoce... O que interessa é: demora quanto tempo para passar mesmo? Hahahaha

    ResponderExcluir
  6. Estou em crise, quando lembro que no proximo dia 26 de janeiro vou completar 30 anos, dá vontade de chorar...

    ResponderExcluir

Comente aqui.