.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010




Impossível não fechar os olhos. Foi o que pensei ao dar a primeira garfada no meu talharin de pupunha (sim, palmitos fatiados finamente), uma dos pratos mais delicados que já provei na vida. Quer saber onde? No Nicota!
"Parti do nome da minha bisavó como fonte de inspiração", conta a simpática chef Marisa Revoredo a respeito do fofíssimo restaurante Nicota. Na decoração, aparecem emoldurados cartões postais franceses pintados à mão com cenas de contos de fada, como Cinderela, que a sra. Nicota trocava com as amigas na infância. Também estão enfeitando o lugar um letreiro em néon cor-de-rosa (não me venha com LED, não, porque é néon mesmo, bem com carinha de antigamente) e papéis de parede dos sonhos!




O clima é delicioso, poucas mesas, atendimento cordial e a gastronomia com jeitinho de casa da vovó e toques modernos. De dar água na boca. Para começar, um pot pourri de entradas, que incluía flan de queijo de cabra com legumes grelhados, waffle com salmão defumado e creme azedo, polentinha com cogumelos e um creme suave de bacalhau. Prato principal? A oferta é tão variada que meu marido mineiro não resistiu à rabada - cozida por 36 horas, segundo explicou a chef -, e disse que foi a melhor que comeu na vida (minha sogra que não nos ouça) e eu fui pelo caminho oposto: devorei com olhos, nariz e boca a suavidade do talharin de pupunha com molho de limão siciliano e lulas grelhadas (veja a foto e babe junto). Perfeito porque ainda coube uma sobremesa! Vou te poupar dos detalhes porque é sofrimento demais para um final de sexta-feira, mas me limito a dizer que o doce escolhido por mim se chamava celestiais papos de anjo, único item do cardápio preparado pessoalmente pela mãe de Marisa, que inclusive cria as galinhas de onde saem os ovos para compor essa delícia, segundo nos explicou o atencioso garçom. Lugar fofinho conhecido, degustado e aprovado. Cenário perfeito para uma noite romântica, mas despretensiosa e delicada.


A simpática chef



O talharin. Delicadeza em forma de prato.

Um comentário:

  1. O Nicota é realmente delicioso e cheio de sabores que remetem a comidas caseiras, porém requintadas. O ambiente também é super especial e acolhedor.

    ResponderExcluir

Comente aqui.