.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Especial NY: Comes e Bebes - leste de Manhattan e Brooklyn

Perdeu o último post? Clique aqui.



 
As cervejas claras do McSorley's e os chopps da Brooklyn Brewery

 
Dois ambientes do rebar, no Brooklyn

Eu sei, a minha divisão ficou estranha, porque o Brooklyn fica a oeste de Manhattan, mas tinha tanta, mas tanta coisa boa para falar do borough que achei melhor agrupar assim, ou vocês dormiriam no meio do post passado.


No Harlem, comemos muito bem! Para almoçar, fugimos do tradicional e caro Sylvia's e apostamos no pequeno Kitchenette. Marido jura que foram o melhor hamburguer e o melhor milkshake da viagem. Para o brunch de sábado, depois de uma missa gospel, optamos pelo Red Rooster, com uma cantora de jazz ao vivo. Imperdível pelo clima, pena que o sanduíche de brisket é dispensável e o suco de tomate, ruim.
No East Village, boas cervejas. A Mc Sorley's Ale House é a cervejaria mais antiga de Manhattan, que só serve dois tipos da bebida: a clara e a escura. Parece uma taberna, com mesas grandes compartilhadas, ambiente barulhento e cerveja barata, servida sempre em uma caneca por um senhor com pinta de viking mal humorado. Tudo faz parte do clima. Se não for sua praia, a poucos passos dali fica o Jimmy's 43, com atmosfera oposta. Gente bonita, boa música, boa comida e excelente carta de cervejas artesanais.

No Brooklyn, perto do Botanic Garden, me indicaram o Half Wine Bar e o Tom's, mas não consegui conhecer. Em compensação, a melhor pizza que comemos na cidade foi ali perto, na Krescendo (346 Atlantic Ave). Pizza italiana, individual, de massa fina, mas nada tradicional. Por mais que não seja a pessoa mais ousada em relação a novos sabores, experimente (eu disse: experimente!) a Californication. Com mozzarella, queijo de cabra (suave, bem suave, não torça o nariz), pesto de rúcula com castanhas, presunto cru, rúcula e mel. Acredita em mim e se joga! Marido não acreditou, torceu o nariz e ainda disse: mas você vai pegar inteira nesse sabor? E pagou a língua :-p mas se nem assim você se animou, vai de margherita que também é uma delícia.
No Brooklyn, no Dumbo, o rebar é um lugar "bem Brooklyn", decoração que mescla obras de artistas alternativos, lustres chandeliers, paredes grafitadas e sofás de capitonê de couro. A pedida é um bom sanduíche, como o pulled pork. E se você gosta de café, não perca, por nada neste mundo, a Brookly Roasting Company, que produz os cafés servidos em alguns dos melhores restaurantes de NY. E uma das latas de design incrível com os grãos de café deles é um belo presente.
No Brooklyn, em Williamsburg, pre-pa-ra que a lista é gigante: aos domingos, a praça de alimentação do Flea Market (misto de feira de artesanato com brechós e antiquários), que tem o melhor sanduíche de brisket da face da terra. Trata-se da carne do peito do boi cozida por cerca de 12 horas até praticamente desmanchar em uma marinada aromática e saborosa. Aos sábados tem uma feira só de food trucks e demais comidas de rua, o Smorgasburg. Visita imperdível é a fábrica da Brooklyn Brewery. Se não conseguir fazer o tour, não tem problema: vá direto ao bar e se refestele. Ah, sim, pergunte ao barman quais variedades de cerveja só são vendidas lá e não deixe de provar. É uma chance única. O bar do Whyte hotel é superbadalado para continuar a noite. Só uma dica: o Momofuku Milk Bar não é um lugar legal para tomar café da manhã. Talvez para pegar um milkshake e sair andando, e olha lá: são poucas opções de comida, só tem quatro (!) lugares para sentar e o serviço é bem antipático.