.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Especial NY: o Lower East Side

Meu drink no Stanton Social e o ambiente do Beauty & Essex

Os picles e o sanduíche de pastrami da Katz


Sim, o "nosso" bairro ganhou um post só pra ele. Primeiro porque, claro, foi o lugar que mais conhecemos. Segundo porque realmente tem MUITA coisa pra fazer lá. A maior parte delas envolve comer. E beber. Confira: 


Katz's Deli: delicatessen clássica, com direito a bagel com salmão defumado e cream cheese, sanduíche de brisket e, reza a lenda, o melhor pastrami de NY.Visto que foi o único que comemos, e três vezes (!!!), não tenho parâmetro de comparação, mas acredito neles. A Katz ficou famosa por seus maravilhosos picles e por seus salames artesanais que as famílias americanas enviavam para os soldados na Segunda Guerra (você lê por todos os lados o slogan deles: send a salami to your boy in the Army!). Ah, sim, e pela cena histórica do filme "Harry e Sally", que foi gravada lá. A Katz fica na 205 E Houston St.

The pickle guys: a lojinha artesanal de Alan Kaufman, na rua Essex desde 1981, tem opções de picles que estão em barricas (em sua maioria com alho e ervas) de um dia a seis meses. Tem abacaxi, melancia, pepino, tomate, azeitona, cogumelo... um paraíso gourmand. Fica na 49 Essex Street.

Schiller's: um bar com o equilíbrio perfeito entre sofisticado e casual. Ambiente cool, com iluminação indireta e boa música. A carta de vinhos é divertida porque só tem três opções: barato, decente e bom, entre brancos, tintos e rosés. Eu preferi um drink, o country time (limonada com vodca e morangos macerados). Fica na 131 Rivington Street.

Taqueria: na trilha sonora, rock pesado. Se não é sua praia, não tem problema. Eles têm o melhor taco que já comi na vida. Para quem gosta de se arriscar, tem taco de peixe, cordeiro e língua. Mas eles avisam: "você quer nachos? Cai fora! Quer fajitas? Vá ao Chilli's!". Sobre o taco de carne de porco: você nunca mais vai ver a comida mexicana da esquina da sua casa com os mesmos olhos. Me dá água na boca só de lembrar. O cardápio de cervejas latinas é ótimo. Com bebida e comendo muito bem, um casal não gasta mais de US$50. Fica na 198 Orchard Street.

Beauty & Essex: uma das maiores supresas da cidade. É um speakeasy, aqueles bares quase escondidos, que não parecem bar e que são a cara de NY, sabe? Na fachada, uma loja de acessórios femininos, mas lá dentro se esconde um bar sofisticado, distribuído em dois andares, com um bar lindo e lustres chandelier de cristal. Dizem que as ostras são maravilhosas, mas não chegamos a provar. Recomendo você ir mais arrumado. Eu fui de calça jeans e me arrependi, porque o negócio é phyno. Tomamos espumante em temperatura perfeita, algo bem raro nos bares de NY. Fica na 146 Essex Street.

Macondo: Superhipermegaanimado bar, com música, comida e drinks latinos: de ceviche a arepas, de pisco a caipirinha de açaí (!). Os melhores assentos são nas mesas coletivas e no bar. Para fazer amigos e paquerar, sem horário para ir embora.  Fica na 157 E. Houston Street.

Souvlaki GR: os donos reproduziram uma villa de Mykonos em pleno Lower East Side. Olha isso pra entender o que eu digo. Comidas gregas incríveis, bons vinhos, igualmente gregos. Passamos por lá um domingo à noite e parecia ter música ao vivo, mas não achei informações no site que confirmem.O fato é que o povo estava dançando até na calçada, de tão animado. Fica na 116 Stanton Street.

Lobster Joint: esse não deu tempo de conhecer, mas a dona do nosso apartamento recomendou fortemente. "Boa lagosta em clima informal', disse. Por que mesmo foi que a gente não conheceu? Snif! Fica na 201 E. Houston Stret. Atenção: acabo de ver no site que está fechado temporariamente. É bom checar antes de ir até lá. O site é bem atualizado.

Stanton Social: chic. Phyno. Sophisticado. Embaixo é um restaurante e a hostess não é de muitos amigos, pede reserva etc. Em cima (siga a escada em frente à porta, não parece, mas ela leva até lá) tem um bar. Também é phyno, mas tem loungezinhos bem confortáveis e uns "bons drinque". Eu tomei um Cranberry Flower, com gim Hendrick's, compota de cranberry, limão siciliano e xarope de limão siciliano. Fica na 99 Stanton Street.

Cocoa Bar: chocolates quentes incríveis + harmonização de vinhos com chocolates. E tenho dito! Fica na 21 Clinton Street.

Atlas Cafe: bagels em oito opções e granola caseira com iogurte grego. Um café da manhã reforçado e simples para começar bem o dia. Fica na 37 Clinton Street.

PS: visto que estou indicando muitos bares neste post, nunca é demais lembrar: deixe gorjeta de US$1 a cada drinque, cerveja ou taça de vinho que tomar. A não ser que você não ligue de ser completamente ignorado em seus próximos pedidos. Faz assim: se estiver sentado ao bar, sempre que ele te entregar um drinque você paga e já deixa a gorjeta. Se estiver à mesa, tudo bem pagar ao final. Mas respeite a regra, porque se não, arrisca o bartender vir à sua mesa perguntar se você não gostou do serviço.