.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Especial NY: O Central Park



Central Park em três atos

É grande. Enorme. Imenso. Se você tiver mais de uma semana, separe dois dias para ele, para poder aproveitar bem. Os strawberry fields, onde fica a homenagem a John Lennon, sempre têm músicos tocando no violão músicas dos Beatles, e a gente acaba ficando mais tempo lá do que esperava, porque é lindo, mesmo que você não seja um Beatlemaníaco. Vale dar uma volta a esmo pelo parque: a vista é linda de qualquer ponto dele.
Não deixe de fazer um piquenique: o Dean & Delucca (lembra de "Julie & Julia" e o sanduíche de queijo suíço de "O Diabo Veste Prada"? Então) fica no Upper East (ou seja, na parte superior direita), na altura da 85th street, a duas quadras do parque. Então, quando bater a fome, corra até ali e compre um sanduíche (o de peito de peru com geleia de ameixa na focaccia é delicioso), um cupcake e um chá gelado. Lembre que em NY não se pode beber em público. Se um vinho for imprescindível, coloque o líquido em uma garrafa térmica ou a própria garrafa em um saco de pão, para que não fique visível. Ah, sim, e a Dean & Delucca não vende vinho, viu? Um dos melhores lugares para fazer piquenique no Central Park é nos arredores do Castelo Belvedere que, lógico, também vale a visita. Ali perto tem uma central de informações ao visitante, que pode ser útil para pegar um mapa do parque e comprar aquelas lembrancinhas que a gente ama. Um guarda-chuva estampado com uma obra do Monet, por exemplo (confesso!). 

Do melhor do melhor do Central Park: 1. alugue um barco a remo na Boat House (próxima da Bethesda Fountain). Vale muito à pena, principalmente se você estiver de casal ou com crianças. Custa US$ 15 por hora. Só aceita dinheiro. 2. No café próximo ao Conservatório (mais ou menos na altura da 72nd street) eles vendem bebida alcoólica e permitem seu consumo. Aos fins de semana, acontecem competições de barcomodelismo no próprio Conservatório. Os meninos (grandes e pequenos) adoram. 3. Minha parte preferida do parque é a Bethesda Fountain. Chegando lá você vai se deparar com o cenário que já viu em diversos filmes ("Encantada", "Esqueceram de Mim 2", "Um Dia Especial", "Hair", "Desconstruindo Harry" etc etc etc) e os arredores da fonte parecem reunir os artistas mais bacanas do parque todo. A bailarina clássica, que fica rodopiando ao redor da fonte, é linda! 

Fuja do pega-turista: 1. as carruagens para andar pelo parque. Uma voltinha de 20 minutos não sai por menos de US$60. Se não for seu sonho de infância, pule. 2. alugar bicicletas (se você só tiver um dia disponível). Não parece, mas o Central Park é cheio de subidas e descidas e, se não se garantir quanto a seu preparo físico, evite. Além disso, as bikes não podem circular em todas as regiões do parque e arrisca você não conseguir conhecer tudo o que queria.

Para um dia completo na região: Parta do hotel The Plaza e atravesse a pracinha: lá tem uma loja da Apple e a mais famosa loja de brinquedos do mundo, a Fao Schwartz. É diversão para adultos e crianças. Ah, sim, o piano gigante que Tom Hanks toca com os pés em "Quero ser grande" ainda está lá e você pode tocá-lo. De graça! O paraíso dos Legos, das Barbies, dos quebra-cabeças e dos bichinhos de pelúcia (você pode montar seu urso com a cara, a cor, a voz, a roupa e os acessórios que quiser). Saindo dali, caminhe pela avenida ao Sul do Central Park e faça um brunch na Sarabeth's, que fica pertinho do The Plaza. Para um chute completo no balde, peça omelete com bacon defumado em lenha de macieira, iogurte grego com granola e, claro, pancakes. As porções são grandes, mas não imensas. Em duas pessoas, divida tudo, que vocês aguentam sem fome até o meio da tarde. Se quiser só um lanche, tem vários carrinhos de comida por ali. Entre pelo Columbus Circle e vá subindo pelo lado oeste mesmo. Você deve chegar ao Strawberry Field, local perfeito para descansar ouvindo boa música. Agora siga em direção ao leste, onde você vai ver o lago e a Bethesda Fountain. Você já estará na altura da 72nd street. Saia do parque e rume ao Dean&Delucca para pegar as comidinhas para seu piquenique. Sacola e uma echarpe (ou toalha xadrez vermelha) em mãos, siga para o Belvedere Castle, mais ou menos na altura da 79nd street, perto do Museu de História Natural. Seu passeio pode terminar aqui ou, se você dividi-lo em dois dias, dê uma volta completa no Reservatório. A vista é linda de qualquer ponto dele. Novamente, se você dividir o passeio em dois dias, aproveite para ver o Museu de História Natural. Mas, neste caso, comece o dia nele. Isso porque uma das partes mais bacanas é o planetário e só funciona com hora marcada. Então, na hora de comprar seu ticket já compre o ingresso pro planetário (é baratinho) e reserve seu horário para poder programar o resto do dia.