.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

A importância de se conhecer as origens



Já reparou como tudo é mais gostoso quando a gente conhece as origens?
Resolvi escrever esse post bem genérico porque vários elementos têm me levado a pensar nisso. Vou começar com um exemplo que me é bem caro. Quando comecei a namorar, no primeiro dia, mesmo, em que beijei meu marido. Contei pra ele uma história que tinha ouvido - e que hoje nem sei se é verdadeira. (Aliás, segundo a incrível e divertidíssima biografia do Tim Maia, não é.) Mas o fato é que a história o comoveu e mesmo após anos de namoro, ele se lembrava do episódio. A "lenda" diz que a letra da música "Gostava tanto de você", do Tim Maia, não tinha sido escrita por ele. Ele teria a encontrado em forma de carta sobre um túmulo, em um cemitério. E analisem bem a letra (Não sei porque você se foi, Quantas saudades eu senti, E de tristezas vou viver, E aquele adeus não pude dar. Você marcou na minha vida, Viveu, morreu Na minha história, Chego a ter medo do futuro E da solidão Que em minha porta bate...). Faz ou não faz todo sentido? Fato está que desde que soube dessa história (mesmo sem ter certeza se é verdadeira ou não), toda vez que escuto essa música, sinto uma emoção mais forte, pelo simples fato de conhecer sua história.
Outro elemento que me leva a pensar nessa história é que meu pai está indo para Portugal em breve, a passeio, com sua irmã e o esposo e minha mãe. Tudo bem, ele não nasceu lá, mas de saber que seus ancestrais vêm de lá, e que vai entrar em contato com suas origens, está vivendo uma emoção sem igual, muito maior do que a que sente toda vez que escuta um fado.
Mas a gente nem precisa viver histórias bonitas como essas para valorizar as origens do que nos cerca. Eu, como jornalista, convivo diariamente com belas histórias: o que inspirou um joalheiro a fazer uma bela joia, de onde vem a inspiração de um artista, como foi concebido um objeto de design, como se dá o processo produtivo de uma roupa - ou um carro - especial. Também sempre tento entender a origem das palavras, da comida que está em meu prato (é orgânico? vem de qual parte do boi? a massa foi feita com ovos?), do espetáculo de dança ou peça de teatro a que assisto, do livro que leio. De onde vêm meus amigos? Que elementos tornaram eles do jeitinho que são e que me faz amá-los? Como nasceu minha família, como eram meus avós quando jovens, de onde surgiram os nomes que carrego? Parece cansativo, mas sei que com esse conhecimento, as coisas todas se tornam mais bonitas e passam a fazer um sentido diferente. Saber as origens do que nos cerca é mais do que importante, é precioso, e por isso continuo em minha busca incessante pelas histórias, curiosidades, inspirações, origens... de tudo o que está ao meu redor.

2 comentários:

  1. tenho uma resposta pra tua pergunta "De onde vêm meus amigos? Que elementos tornaram eles do jeitinho que são e que me faz amá-los?"...amizade não se explica e costumo dizer q são presentes de Deus em nossa vida...e mais ainda, que amigos são a família que Deus nos permite escolher!

    ResponderExcluir
  2. PILEEEEEEE QUE LINDOOOO,.. QUERO SABER A ORIGEM DAS IDEIAS DA MINHA MAE DE ATE OS PIJAMAS MEU E DA SU SEREM IGUAIS..
    HAHAHAH
    AMO VC PRIMA.. SABE QUE AQUI SOMOS TODOS SEUS FÃS

    ResponderExcluir

Comente aqui.